A CBA

A Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA, é a associação máxima federal de administração do desporto do automobilismo e foi fundada em 7 de setembro de 1961. A CBA é filiada à Federation Internacionale de l’Automobile- FIA e é uma associação civil de caráter social, técnico desportivo, com sede e foro à rua da Glória, 290, 8º andar, na cidade do Rio de Janeiro.

Entre os principais objetivos da CBA está o compromisso de dirigir, difundir e incentivar no País a prática de todas as modalidades desportivas automobilísticas e, desde que credenciada, desenvolver as atividades ligadas ao turismo, trânsito e transportes. Cabe à CBA coordenar o complexo técnico desportivo do automobilismo brasileiro, que é regulado por normas nacionais e internacionais e pelas regras de prática desportiva que deverão ser aceitas por todos que façam parte do sistema desportivo nacional do automobilismo, na forma da Lei 9.615 de 24 de março de 1998.

Dentro do quadro da sua política de desenvolvimento para o kart, a CBA criou a Escola Brasileira de Kart (EBK) seguindo todas as normas e orientações internacionais ditadas pela FIA.

A Escola Brasileira de Kart têm como objetivo:

  • Ensinar os fundamentos da pilotagem por meio de monitores certificados pela CBA.
  • Facilitar o acesso à prática do kart de competição.
  • Sensibilizar os jovens ao respeito pelas regras.

Escola de pilotagem, escola de vida…

A CBA se dedica à missão de sensibilizar os pilotos de kart ao respeito pelos valores e pelas regras que valem para todos na competição e também na vida, tanto no circuito como na via pública.

Os princípios desses ensinamentos são baseados em valores como:

  • Respeito a si e aos outros: comportamento esportivo e cívico;
  • Respeito à sinalização: no circuito – as bandeiras; na via pública – as placas de sinalização
  • Respeito pelos oficiais: no circuito – os comissários e diretores de prova; na via pública – as autoridades policiais
  • Respeito pelas regras: no circuito – os códigos e regulamentos; na via pública – o código de trânsito e a constituição.

Encontre a escola mais próxima de você

Veja o mapa detalhado

Competição