CBA e FIA lançam a Escola Brasileira de Kart

No último sábado, dia 17 de dezembro, em meio aos preparativos para a largada das 500 Milhas de Kart, o Kartódromo Granja Viana, em Cotia – SP, recebeu jornalistas e formadores de opinião para o lançamento oficial da Escola Brasileira de Kart.

O projeto é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, em conjunto com a FIA – Federação Internacional de Automobilismo, e surgiu no início deste ano. A ideia foi bastante estudada e planejada pelas entidades.

A Escola Brasileira de Kart seguirá os moldes de um vitorioso projeto implantado na França, que leva o nome de Escola Francesa de Kart. Por lá o projeto é completamente gerido pela FFSA – Federação Francesa de Sport Automotor e conta com apoio direto do Governo da França.

Em uma mesa formada pelo Sr. Cleyton Pinteiro, Pedro Sereno, Felipe Giaffone, Giovanni Guerra (Presidente da Federação de Automobilismo do Maranhão) e Ricardo Molina, futuro coordenador da Escola de São Paulo, a Escola Brasileira de Kart foi apresentada.

Giaffone pediu a palavra e falou sobre a parte técnica do projeto. Ele explicou como funcionarão os ensinamentos nas aulas teóricas e práticas, a formação dos instrutores, que receberão todas as informações didáticas do curso baseado na Escola Francesa de Kart. Contou ainda que os instrutores seguirão uma cartilha em que a ideia principal é desenvolver a capacidade e o possível talento do jovem-piloto.

Sereno, por sua vez, explicou sobre a padronização do Projeto que será seguido em todo o país com base em um mesmo material didático, mesmo sistema de ensino adotado pelos monitores e mesmo sistema de cadastramento dos pilotos, através do site da Escola Brasileira de Kart.

Por fim, Pinteiro pediu a palavra e deixou claro que a Escola Brasileira de Kart não vem para ser a única opção para quem quer seguir a carreira no automobilismo, até porque já existem outras escolas funcionando com sucesso no Brasil. “O principal objetivo do Projeto é o de ampliar as oportunidades para quem quer iniciar no esporte com uma opção mais barata”, afirmou o dirigente. Segundo o presidente cerca de 60% dos custos de implantação da Escola Brasileira de Kart foram absorvidos pela FIA.

Encontre a escola mais próxima de você

Veja o mapa detalhado

Competição